Notícias
Saúde Indígena
Secretário Antônio Alves recebe deputado federal Zé Geraldo
O secretário Especial de Saúde Indígena, Antônio Alves, recebeu, na manhã desta terça-feira (17), a visita do deputado Federal José Geraldo Torres da Silva, conhecido como Zé Geraldo. Deputado pelo estado do Pará (PA), Zé Geraldo solicitou a audiência com o secretário da Sesai para conhecer a realidade da saúde indígena do estado e discutir de que forma o seu mandato como parlamentar poderá contribuir para melhorar os serviços prestados para comunidade indígena do Pará.
“Venho me colocar à disposição, como deputado federal do Pará que acompanha o desafio que essa Secretaria tem em prestar os serviços de saúde aos povos indígenas, em ajudar as comunidades daquela região e ter cumpridas as condicionantes impostas às empresas parceiras em vários projetos que estão sendo implantados no estado”, afirmou o deputado.
Zé Geraldo lembrou que a construção da rodovia federal BR-163 e a Usina Hidrelétrica de Belo Monte são dois desses projetos que geraram alguns convênios de construção de obras que, por sua vez, vêm enfrentando dificuldades para serem concluídos. As Casas de Saúde Indígena (Casais) de Altamira, Redenção e Novo Progresso são as mais afetadas.
Atento à situação, em sua última visita ao Pará, em 4 de março, o secretário Antônio Alves reuniu-se com o superintendente da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), Florivaldo Vieira Martins, justamente para negociar a transferência de titularidade das obras que estão paralisadas.
“A empresa responsável abandonou as obras faltando cerca de 10% para a conclusão. Então, a Funasa precisa passar a titularidade para nós, Ministério da Saúde, para que possamos, com projeto próprio, concluí-las. É fundamental”, esclarece o secretário.
Alves reforçou, também, a importância da parceria com o deputado Zé Geraldo, que é parte da base parlamentar aliada e que, possivelmente, integrará a Comissão de Orçamento da Câmara dos Deputados. “É importante essa integração com a nossa base parlamentar para que possamos construir os avanços que a saúde indígena precisa para consolidação do Subsistema [de Atenção à Saúde Indígena]”.
Por: Déborah Proença