Notícias
Saúde Indígena
Profissionais do DSEI Médio Rio Solimões e Afluentes são capacitados para tratamento da cárie
O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Médio Rio Solimões e Afluentes realizou, no fim de fevereiro, a I Reunião Técnica com as equipes de Saúde Bucal e o Curso de Capacitação em Prevenção e Tratamento da Cárie Dentária em Populações Indígenas. O evento foi realizado no auditório da Escola Municipal Wenceslau de Queiroz, na cidade de Tefé (AM), e reuniu os odontólogos e Auxiliares de Saúde Bucal (ASB) das nove equipes de Saúde Bucal do DSEI.
Os profissionais trocaram experiências vivenciadas em cada Polo Base e apresentaram suas formas de trabalho e ferramentas criadas para a implementação das atividades em área. Na reunião também foi discutida a questão das Hepatites Virais no contexto da Saúde Bucal.
Segundo a Responsável Técnica de Saúde Bucal do DSEI Médio Rio Solimões, Raphaelle Freitas, os principais problemas registrados no distrito são a cárie e a doença periodontal. “No entanto, as equipes têm trabalhado arduamente com estratégias que visam a diminuir a incidência destas doenças nas populações indígenas”, disse.
No ano de 2014, em média, cerca de 400 pessoas foram atendidas por mês, no DSEI, com a realização de quase 200 restaurações, além dos outros procedimentos da atenção básica. “As ações de Educação em Saúde, escovação dental supervisionada e a aplicação tópica de flúor gel são os pilares da promoção e prevenção à saúde bucal. Essas estratégias são utilizadas com o intuito de diminuir a incidência da cárie, pois se trata de ações de cunho coletivo e não individual, de baixa complexidade, onde não só a equipe odontológica atua, mas todas as outras áreas da saúde, propiciando uma ação integrada”, explica Raphaelle.
Dentro do curso, a parte prática foi realizada no Polo Base Barreira da Missão com 25 crianças pré-selecionadas que apresentavam mais de um dente com cárie, em dentição primária, com necessidade de tratamento imediato. Cada equipe atendeu três crianças, entre quatro e 10 anos, e houve três demandas espontâneas durante os atendimentos. Enquanto algumas equipes atendiam, outras faziam atividades de Educação em Saúde e escovação dental supervisionada.
Segundo o cronograma do DSEI, o próximo passo, ainda este mês, é realizar o pré-natal odontológico. “As equipes estão mais capacitadas, qualificadas e seguras para realizar as técnicas de forma correta e eficiente, proporcionando restaurações mais duradouras. O curso de capacitação foi de extrema importância para o DSEI, para as equipes de saúde bucal e, consequentemente, para a população indígena”, concluiu Raphaelle.
DSEI
O DSEI Médio Rio Solimões e Afluentes se localiza no Estado do Amazonas e possui uma população aproximada de 17.400 habitantes, distribuída em 182 aldeias, numa extensão territorial de 361.478 km². Abrange 14 municípios: Tefé, Fonte Boa, Jutaí, Alvarães, Uarini, Coari, Maraã, Juruá, Carauari, Itamarati, Eirunepé, Envira, Ipixuna e Japurá.
Por Graziela Oliveira