Notícias
Saúde Indígena
DSEIs Rio Tapajós e Guamá Tocantis se unem em investigação de tuberculose ganglionar
Os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) Rio Tapajós e Guamá Tocantins, no Pará, promoveram, na última semana, uma ação conjunta para investigar casos suspeitos de tuberculose ganglionar. A ação contou com o apoio do Hospital Regional do Baixo Amazonas, localizado em Santarém (PA), e teve cooperação total da comunidade.
Devido a características clínicas encontradas em alguns usuários e que chamaram a atenção da Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena (EMSI) dos distritos, mais de 50 membros da aldeia Caroçal Rio Cururu foram submetidos a exames físicos e laboratoriais.
Após o sucesso da ação, a previsão para entrega dos resultados dos exames é de 20 dias úteis. O médico do DSEI Guamá-Tocantins, Erik Leonardo Jenngens Simões, afirma que o diagnóstico clínico só poderá ser confirmado mediante os resultados. “Os gânglios infartados [característica que levou a equipe dos DSEIs a promover a ação] não são característicos de tuberculose ganglionar, mas de algum processo inflamatório crônico”, ponderou.
Por: Déborah Proença