Notícias
Saúde Indígena
DSEI Xavante realiza Oficina Operacional de Tuberculose
O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Xavante, em parceria com o Hospital de Saúde Garças Araguaia, promoveu, no último dia 27, em Barra do Garças (MT), uma Oficina Operacional de Tuberculose. Para aprimorar as ações no combate à tuberculose na população indígena, foram apresentados os protocolos de tuberculose a 30 profissionais do distrito.
Médicos e responsáveis técnicos do Programa "Mais Médicos", coordenadores de Polo Base, enfermeiras de Casas de Saúde Indígena (CASAIs) e outros profissionais de área participaram da oficina, juntamente com o coordenador do DSEI Xavante, Claudio Rodrigues, e o responsável pela Referência Técnica de Tuberculose do município de Barra do Garças, Gentil Pagotto.
Em virtude do elevado índice de tuberculose na região, o DSEI Xavante estimulou a busca ativa para identificar casos existentes. Além disso, a necessidade de educação permanente fez com que a coordenação do distrito buscasse parceria com uma equipe técnica experiente.
“Buscamos parceria com o Hospital Regional de Saúde Garças Araguaia, na figura do Dr. Gentil e da enfermeira Alice Doroty, para realizar, em um primeiro momento, essa Oficina Operacional em Tuberculose. Ambos têm vasta experiência no campo da tuberculose e contribuirão significativamente com o trabalho dos enfermeiros e médicos de área do distrito”, afirmou o coordenador do DSEI.
Resultados e próximos passos
Os avanços são notórios. Somente no mês de março, mais de 20 exames já foram realizados no município com intensa busca ativa. Diante disso, a intenção é capacitar, ainda este ano, os profissionais que atuam nas aldeias, reduzindo a mortalidade da população indígena Xavante.
“Queremos fortalecer ainda mais as ações de prevenção e promoção da saúde. É por meio da prevenção e da promoção que o avanço da saúde na atenção primária é mais significativo”, pondera Rodrigues.
Por Déborah Proença