Notícias
Saúde Indígena
DSEI Potiguara recepciona novos médicos para a saúde indígena
O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Potiguara, através da Divisão de Atenção Básica (DIASI), recebeu, nessa quinta-feira (5), os novos médicos que atuarão na saúde indígena da região. O acolhimento dos profissionais Virginia Lins, Ítalo Gondim, Marcello Henrique e Yole Minervino ocorreu no auditório da sede do distrito, em João Pessoa (PB), com a presença de profissionais de saúde e da comissão estadual dos programas de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) e Mais Médicos.
Para esta etapa, os médicos farão o atendimento da população indígena nos três Polos Base do DSEI Potiguara: Rio Tinto, Marcação e Baia da Traição, na Paraíba, como também em aldeias de cinco municípios do Rio Grande do Norte: Baia Formosa, Canguaretama, Goianinha, João Câmara e Assu, além do povo Tabajara, no município paraibano do Conde.
Os novos médicos contratados têm experiência de trabalho em programas de atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS), alguns deles no Programa de Saúde da Família (PSF). Marcello Henrique, formado em 2005, prestou serviço em vários municípios do interior do Rio Grande do Norte. “Tenho título em PSF e já trabalhei, também, em comunidades rurais do município potiguar de Pureza”, ressalta.
Com os novos contratados, a lista atual de médicos do DSEI Potiguara totaliza sete profissionais, além de Sandoval Júnior, profissional do programa Mais Médicos, do Polo Base de Baia da Traição; Edna Maria Soares Ribeiro, da Baia da Traição e Luciana Modesto de Brito, do Polo de Rio Tinto, do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP). Porém, segundo a escala de atendimento mapeada pela DIASI, ainda há necessidade de mais três médicos para o distrito.
O coordenador distrital substituto, José Antonio Gomes da Fonseca, e a chefe da Divisão de Atenção à Saúde Indígena (DIASI), Eliane de Ângelis, comandaram a reunião com a Comissão Estadual, que contou com a participação de Willian Fernandes Luma, supervisor do PROVAB; Danielle Barreto, representante da Universidade Federal da Paraíba; e Egmar Melo, do Ministério da Saúde. “Agradecemos a preferência de escolha desses novos profissionais que, a partir de agora, participam da missão deste distrito, de atender nossos povos indígenas”, destaca José Antonio.
Por João Bosco de Araújo