Notícias
Saúde Indígena
DSEI Porto Velho e Saúde de Rondônia articulam parceria para atendimentos de média complexidade
O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Porto Velho, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia, promoveu entre os dias 20 e 22 de março, na cidade de Guajará-Mirim (RO), um grande mutirão da saúde. O objetivo da ação foi acabar com um demanda reprimida por procedimentos especializados que prejudicavam as comunidades indígenas atendidas pelo Polo Base de Guajará-Mirim.
Ao todo, foram realizados 72 atendimentos nas especialidades: ortopedia, cardiologia, ginecologia, dermatologia, urologia, pediatria e cirurgia geral. Na oportunidade, também foram realizados exames de eletrocardiograma, ultrassonografia, raio-x e exames bioquímicos.
“A população indígena foi atendida nas principais patologias apresentadas com importante participação da equipe de saúde. Os profissionais do Polo Base estiveram presentes durante todo o atendimento, garantindo a humanização e o respeito às especificidades étnicas e culturais”, salienta a enfermeira e Responsável Técnica do Polo Bbase de Guajará-Mirim, Nilcilene Jacob.
O DSEI Porto Velho é responsável pela atenção básica de cerca de 11.300 indígenas, que estão distribuídos em 155 aldeias e representados por 60 etnias.