Notícias
Saúde Indígena
DSEI AL/SE inicia curso de inclusão digital para jovens indígenas
Uma turma de 25 jovens indígenas da etnia Wassu Cocal, do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Alagoas/Sergipe, iniciou na última semana, um curso de inclusão digital. A capacitação, com duração de 10 semanas, tem por objetivo treinar os jovens para a inserção no mercado de trabalho.
Para potencializar o curso, o Polo de Saúde Wassú Cocal assumiu a responsabilidade de realizar as oficinas de capacitação, fortalecendo o protagonismo juvenil. “Oportunidade que vai contribuir para o crescimento dos jovens da aldeia”, destaca a coordenadora distrital, Genilda Leão Silva, ressaltando a importância da parceria que promete dar bons frutos. O curso é realizado entre o distrito, o Centro de Formação e Inclusão Social Inaê em Maceió (AL) e uma empresa privada.
O curso tem conteúdo para o desenvolvimento de habilidades na área de vendas, através de uma metodologia interativa baseada em softwares, games e visitas a empresas multinacionais e rodas de conversa. Ao final da capacitação, os jovens que mais se destacarem serão selecionados para compor uma lista de encaminhamentos para o mercado de trabalho.
Para a assistente social do Polo Wassú Cocal, Ana Pereira, a expectativa da capacitação gera oportunidades e representa uma inclusão para os jovens da região. Segundo ela, durante as dez semanas do curso, ao final de cada ciclo, 30% jovens que se destacam serão encaminhados para o primeiro emprego, de acordo com suas habilidades. "O curso foi articulado após a realização de uma oficina com os jovens durante o mês de fevereiro, quando eles expuseram as demandas em relação à capacitação profissional, desemprego e baixa autoestima", explica Ana.
Além dos 25 jovens indígenas matriculados, existe mais uma turma na fila de espera para o próximo ciclo. Também há uma perspectiva de que a parceria se estenda por todo o ano de 2015, para que seja ampliada a outros territórios indígenas da região.
Por João Bosco de Araújo