Notícias
Saúde Indígena
Prestação de contas do DSEI Rio Tapajós é destaque em reunião do Condisi
Aos conselheiros distritais de saúde indígena, a prestação de contas do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Rio Tapajós trouxe luz ao que vem sendo investido – e de que maneira – na saúde indígena dos povos assistidos naquela região. Durante a primeira reunião extraordinária de 2015 do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi), realizada no fim de abril em Itaituba (PA), todos os conselheiros presentes aprovaram os gastos e investimentos apresentados.
Estavam presentes a coordenadora do DSEI, Cleidiane Santos; o chefe da Divisão de Atenção à Saúde Indígena (Diasi), Alderino Cardoso; a chefe do Serviço de Orçamento e Finanças (Seofi), Francimeire Sousa; o chefe do Serviço de Edificações e Saneamento Ambiental do DSEI, Francisco Bessa; o pregoeiro Paulo Sergio; o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Itaituba, Jorge Luís dos Santos; o cacique-geral da etnia Munduruku, Arnaldo Caetano Kabá Munduruku; o assessor indígena Kayapó, Bep Oio Kayapó; e o vereador do município de Jacareacanga, Gerson Manhuary Munduruku. Representantes dos profissionais de saúde e outros trabalhadores da gestão também acompanharam o encontro.
Segundo a coordenadora do DSEI, a reunião foi bastante produtiva. “Apresentamos a prestação de contas do distrito referente ao último quadrimestre de 2014 e o que já foi feito até o momento este ano. Queríamos que todos soubessem onde e de que forma estão sendo aplicados os recursos da Sesai [Secretaria Especial de Saúde Indígena]”.