Notícias
Saúde Indígena
Organização da Atenção Básica na saúde indígena ganhará reforço
Por quatro dias, todos os chefes da Divisão de Atenção à Saúde Indígena (Diasi) se reunirão para discutir a qualidade da atenção básica no Subsistema de Saúde Indígena (SasiSUS) e fortalecer a atuação de apoiadores da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai). A ocasião aproveita a presença dos representantes em Brasília e une dois eventos em um: a II Oficina dos Chefes de Diasi e a VI Oficina do Projeto de Apoio da Sesai.
Além de promover a educação permanente desses profissionais, instrumentalizando-os em seus processos de trabalho e de articulação, os dois eventos vão promover o debate em torno do Plano de Ação dos apoiadores. Análises de informação em saúde também estão na programação de forma a estimular a qualificação das ações com bases empíricas.
“Nós queremos alinhar o pensamento e as estratégias de ação entre todos os chefes de Diasi para que formulemos uma nova proposta de Plano de Ação do apoiador da Sesai e, assim, tenhamos uma agenda integrada entre eles”, afirma a diretora do Departamento de Atenção à Saúde Indígena (Dasi), Danielle Cavalcante.
Os eventos acontecem concomitantemente, entre 12 e 15 de maio, em Brasília, e tratarão da regulação em saúde, análises informacionais, cartografia do trabalho, povos isolados e de recente contato, Programa Mais Médicos e Política Nacional de Gestão Ambiental e Territorial de Terras Indígenas.
Por Déborah Proença