Notícias
Saúde Indígena
DSEI Xavante capacita equipes de saúde bucal em ART
Odontólogos e auxiliares de saúde bucal do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Xavante participaram, entre os dias 26 e 29, de uma capacitação para realizar tratamentos de cárie dentária por meio da técnica de restauração sem traumas (ART). O treinamento ocorreu no auditório do DSEI, em Barra do Garças (MT) e contou com a presença da antropóloga convidada da Coordenação Nacional de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Andréa Borghi Moreira Jacinto. De acordo com o responsável técnico do Programa de Saúde Bucal do DSEI Xavante, Marcelo Souza e Silva, “o principal objetivo foi capacitar cirurgiões-dentistas e auxiliares em saúde bucal na qualificação da técnica bem como os marcos teóricos que norteiam o tratamento restaurador atraumático (ART).
“Considerando as especificidades indígenas e o contexto intercultural, a capacitação foi muito interessante e muito proveitosa por parte de todos. Já programamos a segunda etapa, que ocorrerá no período de 07 a 10 de Julho, no município de Campinápolis – MT”, informa Marcelo Souza. Ele explica que O Tratamento Restaurador Atraumático (ART) tem sido apontado como uma excelente estratégia para o aumento do acesso da população em relação aos serviços de saúde bucal. Embora possa ser aplicado em qualquer parcela da população, como abordagem de saúde pública,este tipo de tratamento tem papel de destaque quando direcionado a populações cujo acesso ao serviço convencional não é possível ou mais dificultoso, como é o caso da população indígena
A importância do curso, bem como os investimentos em educação permanente realizados pelo DSEI Xavante para qualificar a assistência prestada aos quase 18 mil indígenas assistidos pelo distrito, foram destacados pelo coordenador do DSEI, Claudio Rodrigues. “Essa gestão vem apoiando a qualificação dos seus profissionais, não só na área da odontologia, como nas demais áreas da saúde, para que a cada dia, nossos usuários possam usufruir de um atendimento melhor”.