Notícias
Saúde Indígena
Sistema de abastecimento de água é entregue à aldeia Hatymyra, no Tocantins
O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Tocantins, juntamente com a Prefeitura Municipal e a comunidade local de Santa Fé do Araguaia (TO), inauguraram na última quarta-feira (1º) o sistema de abastecimento de água da aldeia Hatymyra. Após oito meses de obras, o novo sistema passa a atender 78 indígenas da etnia Karajá-Xambioá.
"Para a nossa vida e bem-estar é necessário termos terra e água. Já tínhamos metade, a terra. Agora temos a outra metade: água potável de qualidade", emociona-se Bororí Karajá, cacique da aldeia Hatymyra. A obra faz parte das metas do Plano Distrital 2012-2015, do DSEI Tocantins.
A coordenadora distrital Ivaneizília Ferreira Noleto destaca o esforço da gestão para cumprir com a responsabilidade de executar a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas, sempre da melhor forma possível. “A entrega desta obra significa promoção da saúde, mais qualidade de vida e, sobretudo, redução nos índices de agravos por doença vinculadas ao saneamento básico”, afirma.
Para o presidente do Conselho Local de Saúde Indígena da etnia Karajá-Xambioá, Simão Kabitxanã Karajá, esta ação representa o sucesso da parceria governo e sociedade. “Sabemos que tudo isso é fruto do esforço conjunto do governo e do povo. Do Ministério da Saúde, com a Sesai e o DSEI Tocantins, e de nosso povo indígena Karajá-Xambioá”, disse.
Com investimento de quase R$ 131 mil, a obra foi inaugurada com a presença da prefeita do município de Santa Fé do Araguaia, Márcia Bento. “O povo indígena Karajá-Xambioá está de parabéns por mais esta conquista, tanto pelo sistema de abastecimento de água quanto pela construção da UBSI [Unidade Básica de Saúde Indígena], que já visualizamos o ritmo acelerado de sua construção. Fico muito feliz em momentos como este, de concretização dos compromissos do poder público com benfeitorias para a sociedade. Parabéns à Sesai pela atuação em prol da saúde indígena”.
A Unidade Básica de Saúde Indígena será a próxima obra a ser inaugurada na aldeia Hatymyra. Prevista também no Plano Distrital 2012-2015, suas obras de construção seguem em estado bastante avançado.
Por Déborah Proença
Fotos: Acervo / DSEI Tocantins