Notícias
MAIS MÉDICOS
Programa Mais Médicos completa 2 anos
Criado em 2013, o Programa Mais Médicos completa dois anos atendendo aos brasileiros que vivem em regiões que mais precisam de atenção básica à saúde. Neste período, o programa ampliou a assistência fixando médicos nas regiões com carência de profissionais. Além disso, o Mais Médicos prevê ações voltadas à infraestrutura e expansão da formação médica no Brasil.
Mais Médicos: profissionais brasileiros formados no exterior começam a atuar
Os profissionais brasileiros formados no exterior selecionados para o edital 2015 do Programa Mais Médicos iniciaram hoje o trabalho nas unidades de saúde em todo o país. Ao todo, 387 médicos atuarão em 235 municípios e 10 distritos indígenas em todo o Brasil.
O médico cearense Francisco Alfredo Sampaio, de 30 anos, foi selecionado para trabalhar em Recife (PE). Formado pelo Instituto Universitário Héctor Barceló, na Argentina, Dr. Francisco diz que se sente pronto para começar o atendimento à população. “Minha expectativa é a melhor possível. Espero que consigamos prestar um bom atendimento. O local que estou inserido é bem grande e quero muito poder ajudar comunidade”, disse.
Diariamente, a doutora Juliene Cezário, 29 anos, percorre os 37 quilômetros que separam os municípios goianos de Anápolis, onde reside, e Abadiânia, onde trabalha. Ela é um dos 266 médicos que ingressaram no Estado de Goiás na última seleção do programa Mais Médicos. “Foi de grande satisfação ter sido convocada pelo Mais Médicos e trabalhar na unidade, porque eu gosto muito do programa de Saúde da Família pela proximidade com o paciente”, orgulha-se.
Juliene procura fugir do atendimento clínico frio e distante. “Eu gosto de conversar e de saber da vida do paciente como um todo. E eu acho que isso é importante para ele também: ter confiança no médico”, conta. “Às vezes, não somente com medicamentos, com tratamentos, mas por uma conversa, o paciente pode sair muito melhor”, acrescenta.
Programa Mais Médicos beneficia atualmente 63 milhões de pessoas em 4 mil municípios, 72% de todas as cidades brasileiras. Lançado em julho de 2013, a iniciativa já reúne 18.240 médicos que atuam onde vivem as pessoas com maior vulnerabilidade, nas periferias das grandes cidades brasileiras, nos quilombolas, assentamentos rurais, aldeias indígenas, na Floresta Amazônica, onde os brasileiros precisam de médicos.
A satisfação dos profissionais participantes do Mais Médicos foi medida pela pesquisa realizada pelo Ministério da Saúdeem parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Ipespe. Segundo o estudo, 93% dos profissionais com CRM Brasil afirmaram estar satisfeitos ou muito satisfeitos com a participação no Programa. Ao todo, foram realizadas 391 entrevistas nas cinco regiões do País com médicos do Programa, no período de 17 a 23 de novembro de 2014.