Notícias
Saúde Indígena
Agentes Indígenas de Saneamento do DSEI Médio Rio Purus são capacitados pela primeira vez
Dezoito Agentes Indígenas de Saneamento (AISAN), que atuam nos municípios de Lábrea e Tapauá, sob jurisdição do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Médio Rio Purus, no interior do Amazonas, participaram da primeira capacitação realizada pelo DSEI para esses profissionais.
“O objetivo foi preparar os AISANs para atuarem de forma efetiva e eficiente já que eles também fazem parte da Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena (EMSI). Com o conhecimento adquirido durante o curso eles poderão executar melhor suas funções, além de se tornarem multiplicadores desse aprendizado dentro das aldeias”, explica o chefe do Serviço de Edificações e Saneamento Ambiental Indígena (SESANI) do distrito, Francisco Vieira.
O Agente Indígena de Saneamento é responsável por realizar atividades que garantam a operação e a manutenção dos sistemas de abastecimento de água, o tratamento do esgoto e a destinação final adequada do lixo. Além disso, ele deve promover a limpeza das caixas d’água, ações de educação em saúde e orientações sobre a utilização adequada dos serviços de saneamento, buscando a participação e o envolvimento da comunidade.
“Este curso reflete um novo momento no DSEI, onde o foco está nas pessoas e na capacidade laborativa. Para isso, estamos fazendo o que é possível para garantir conhecimento e condições adequadas para que nossos profissionais realizem um trabalho com mais segurança e qualidade”, comenta Jerfeson Nepumuceno Caldas, coordenador do distrito.
Ao final da capacitação, os AISANs receberam um kit de ferramentas para auxiliar nas atividades dentro das aldeias. Foram investidos, aproximadamente, R$ 88 mil reais na aquisição dos novos equipamentos.
Por Graziela Oliveira
Fotos: Acervo/DSEI