Notícias
Saúde Indígena
DSEI Bahia inicia curso sobre prevenção e tratamento de cárie
Começa nesta segunda-feira (19) o Curso de Capacitação de Multiplicadores na Prevenção e Tratamento da Cárie Dentária em Populações Indígenas, no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Bahia. O objetivo é capacitar os profissionais de saúde bucal do distrito, além de desenvolver atividades curativas, preventivas e educativas, no contexto da saúde indígena. Participarão 19 Auxiliares de Saúde Bucal (ASB) e 19 cirurgiões dentistas. O curso vai até sexta-feira (23), no Fundacentro, em Salvador (BA).
Segundo o Responsável Técnico pelo programa de Saúde Bucal do DSEI Bahia, Thiago Bute, por mês, duas mil pessoas são atendidas nas aldeias e os problemas de saúde bucal mais diagnosticados em 2014 foram cárie e doeças periondotais, como a gengivite. "Nesse curso, vamos abordar a odontologia de mínima intervenção; antropologia aplicada à saúde bucal; prevenção, promoção e educação na saúde bucal indígena; estudo de caso; entre outros", disse Thiago.
Entre as ações da área para 2015, estão o atendimento clínico para controle de infecção, escovação bucal supervisionada em todas as aldeias e visitas nas escolas da comunidade do DSEI Bahia. "O cirurgião dentista do Polo Base deverá visitar todas as escolas das aldeias para conversar com os professores sobre escovação dental dos alunos e realização de atividades de educação em saúde bucal nas salas de aula, em conjunto com o Auxiliar de Saúde Bucal ou Auxiliar Indígena de Saúde (AIS)", finalizou o Responsável Técnico.
Por Graziela Oliveira