Notícias
Saúde Indígena
Sesai e Secretaria de Saúde do Maranhão articulam ações conjuntas para assistência aos povos indígenas
O secretário Especial de Saúde Indígena, Antônio Alves de Souza, e o secretário de Saúde do Maranhão, Marcos Antônio Pacheco, estiveram reunidos na tarde desta quinta-feira (26), em Brasília (DF), para tratar da situação da saúde indígena no estado. O encontro teve como objetivo articular ações conjuntas que promovam uma maior aproximação entre ambas as secretarias, bem como parcerias para o desenvolvimento de um plano de ação para os povos indígenas do Maranhão. O estado conta hoje com uma população de aproximadamente 32 mil indígenas, distribuídos em 328 aldeias, que abrangem 16 municípios, dos 217 existentes.
“Precisamos firmar parcerias intersetoriais para desenvolver projetos de sustentabilidade. Esses projetos precisam envolver os municípios, o estado, a União, além de importantes parceiras que também podem auxiliar, como a EletroNorte e a Vale. Sozinha a saúde não vai resolver todos os problemas porque passa a população indígena do Maranhão”, disse Antônio Alves ao evidenciar o problema da desnutrição entre indígenas no estado.
O secretário Marcos Antônio Pacheco lembrou que grande parte dos municípios que apresentam os piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) no estado, concentra comunidades indígenas, o que torna mais evidente a necessidade de parceria com a SESAI. “O Governo do Maranhão está promovendo uma ação imediata nos 30 municípios mais necessitados e boa parte da população indígena do estado será contemplada”, disse.
Durante o encontro, os secretários trataram de diversos temas, a exemplo da existência de povos isolados no Maranhão e a necessidade de pactuação de protocolos de atendimento; a situação da média e alta complexidades no estado; a situação da rede hospitalar, bem como a necessidade de inserir a temática da saúde indígena nas reuniões da Comissão de Intergestores Bipartite (CIB).
Participaram também do encontro o chefe de Gabinete da Sesai, Daniel Lacerda; a diretora de Atenção da SESAI, Danielle Cavalcante; a coordenadora de articulação interfederativa da Sesai, Miriam Vieira; a assessora para o Controle Social, Bianca Moura; e a assessora da Secretaria de Saúde do Maranhão, Ana Lúcia Nunes.