Notícias
Saúde Indígena
Profissionais do DSEI Vilhena participam de capacitação sobre doenças prevalentes na infância
O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Vilhena iniciou, nessa segunda-feira (09), uma capacitação em Atenção Integrada às Doenças Prevalência na Infância (AIDPI). A ação, em parceria com o Hospital Regional de Saúde do Estado de Rondônia e a Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (FACIMED), termina na sexta-feira (13).
A capacitação tem por objetivo aperfeiçoar os profissionais que atuam diretamente com a assistência ao pré-natal nas aldeias e Casas de Saúde Indígena (CASAI’s), visando a redução da morbimortalidade infantil. Particiapam 20 profissionais de saúde entre médicos e enfermeiros dos quatro Polos Base sob jurisdição do DSEI Vilhena.
AIDPI
A AIDPI é uma estratégia da Organização Mundial da Saúde (OMS) voltada para os menores de cinco anos. Com abordagem à saúde da criança no primeiro nível da assistência permite avaliar os principais fatores que afetam a saúde dessas crianças, através da identificação de sinais e sintomas de forma precoce, favorecendo, ainda, a integração de ações curativas com medidas de prevenção, promoção da saúde e consequente redução da mortalidade infantil indígena.