Notícias
Saúde Indígena
Nova UBSI Fluvial leva assistência a mais de mil indígenas na região do Médio Purus
Os investimentos realizados pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) para reestruturar os serviços de saúde na região do Médio Purus (AM) seguem registrando avanços históricos com a construção e reforma de Unidades Básicas de Saúde Indígena (UBSI). Na última sexta-feira (14), a SESAI entregou à comunidade indígena assistida pelo Polo Base de Tawamirim, município de Tapauá (AM), uma nova UBSI Fluvial. A unidade prestará assistência a uma população de quase mil indígenas, de 15 aldeias da região.
Além de consultórios médico e odontológico, sala de enfermagem e farmácia, a embarcação conta com um espaço reservado para o alojamento dos profissionais de saúde, que chegam a ficar até 30 dias em área percorrendo as aldeias da região. O custo da recuperação da unidade, que se encontrava parada em desuso, foi de R$ 80 mil.
“Era uma embarcação que já funcionava como UBSI antes mesmo da criação da SESAI, em 2010, mas que precisava de reparos urgentes. A unidade estava parada e foi preciso recuperarmos totalmente a sua estrutura física. Realizamos uma licitação e a reforma durou cerca de 45 dias”, explica Francisco Vieira, chefe do Serviço de Edificações e Saneamento Ambiental Indígena (SESANI), do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Médio Rio Purus.
Ele lembra que nos últimos seis meses, o DSEI conseguiu avançar com as construções e inaugurações de quatro novas UBSI em regiões de difícil acesso no Sul do Amazonas. “A melhoria das condições de atendimento para população indígena e de trabalho para as nossas equipes saúde exigiu de nós um esforço prioritário para construirmos estas unidades”, frisou.
O coordenador do Distrito, Jerfeson Nepomuceno Caldas, reforça o papel da nova UBSI fluvial na melhoraria das condições de atendimento. “Já havíamos avançado com o abastecimento de medicamentos nos Polos Base e com a manutenção permanente das nossas equipes de saúde em área. Agora, demos um novo e importante passo no atendimento aos nossos indígenas, com os veículos e embarcações entregues e as novas infraestruturas dos Polos”.
Satisfação
A entrega da nova UBSI Fluvial foi comemorada pela comunidade do Polo Base Tawamirim, município de Tapauá (AM). A embarcação recebeu elogios de todos os conselheiros locais, bem como das lideranças indígenas e dos profissionais de saúde.
“Estamos muito felizes com o compromisso cumprido pelo DSEI. Nosso barco foi recuperado e devolvido para nós, quando já não tínhamos esperança de tê-lo de volta”, emocionou-se o cacique Orlando, conselheiro distrital do Polo Base Tawamirim.
Por Deborah Proença e Felipe Nabuco
Fotos: Arquivo DSEI Médio Rio Purus