Notícias
Saúde Indígena
DSEI MG/ES investe em qualificação profissional para melhorar assistência a comunidades indígenas
O mês de agosto tem sido de muito trabalho, mas também de muito aprendizado para os profissionais que atuam no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Minas Gerais e Espirito Santo. Durante todo o mês, uma série de atividades voltadas para qualificação do trabalho desenvolvido pelas equipes foi elaborada pela gestão do DSEI com meta a melhorar os indicadores de saúde na região. Entre elas, destaque para realização da “Oficina de Alinhamento Conceitual dos Processos de Trabalho”, encerrada na última sexta-feira (21).
“Essa oficina surgiu da necessidade operacional de alinharmos conceitos de trabalho, integrar saberes e fazeres, na perspectiva de construções solidárias e cooperativas que mobilizem os trabalhadores para a construção de uma ação comum. Além disso, outro objetivo da ação foi aproximar cada vez mais os profissionais envolvidos na atenção à saúde dos povos indígenas de Minas Gerais e Espírito Santo”, explica a coordenadora do DSEI MG/ES, Fátima Aparecida.
O evento contou com técnicos que atuam na sede do DSEI, em Governador Valadares (MG), no Escritório Local no Espírito Santo, Polos Base Tipo II de Machacali, Teófilo Otoni, São João das Missões e Aracruz, Casa de Saúde Indígena (Casai) de Governador Valadares, Unidade de Apoio Indígena de Belo Horizonte e Montes Claros.
Capacitações
Também foram temas de capacitações ministradas pelo DSEI Minas Gerais e Espírito Santo, ao longo do mês agosto, a “2ª Oficina da Comissão de Farmácia e Terapêutica de Composição Multidisciplinar” e a capacitação em “Prevenção e Tratamento da Cárie Dentária em População Indígena”.