Notícias
Saúde Indígena
Secretário Antônio Alves recebe lideranças da Terra Indígena Yanomami
Representantes da população Yanomami que estão participando da Semana Nacional de Mobilização Indígena, em Brasília (DF), foram recebidos pelo secretário Especial de Saúde Indígena, Antônio Alves de Souza, na noite dessa terça-feira (14), no Ministério da Saúde. A comitiva entregou ao secretário um ofício solicitando uma audiência do ministro Arthur Chioro com as lideranças de associações indígenas Yanomami.
De acordo com o vice-presidente da Hutukara Associação Yanomami (HAY), Maurício Tomé Rocha, o objetivo do encontro é discutir melhorias na gestão do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI). A proposta é que participem da audiência dois representantes de cada uma das cinco associações da região: Kurikama (comunidades do rio Marauiá), Ayrca (Associação Yanomami do Rio Cauaburis e Afluentes), Texoli (Associação Yanomami do rio Mucajaí), Apyb (Associação do Povo Ye’kwana do Brasil) e HAY.
“Acreditamos que a saúde dos povos Yanomami e Ye’kwana é de responsabilidade de todos nós, governo e organizações indígenas, e que o diálogo entre os representantes indígenas e o Ministério da Saúde é o melhor caminho para enfrentarmos os desafios e garantirmos que nossos parentes tenham uma assistência de boa qualidade”, pontuou Maurício.
Para o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena (DSEI), Beto Yanomami, a criação da Sesai proporcionou melhorias nos últimos anos. “A gente não pode negar que houve muitos avanços com a mudança da Funai [Fundação Nacional do Índio] para a Sesai [Secretaria Especial de Saúde Indígena]. Porém, muitas expectativas ainda esbarram na burocracia, que eu acredito que o INSI [Instituto Nacional de Saúde Indígena] pode ajudar a corrigir”, pontuou.
Assistência
O secretário Antônio Alves aproveitou a reunião para apresentar às lideranças o projeto de construção das novas Unidades Básicas de Saúde Indígena (UBSI), Polos Base e alojamentos para as equipes de saúde. Os modelos elaborados pela Divisão de Edificações da Sesai já foram enviados para os distritos. “São estruturas que vão reforçar a assistência nas aldeias, além de garantir mais conforto para os pacientes e equipes de trabalho”, ressaltou.
Também participaram do encontro o presidente da Hutukara Associação Yanomami, Davi Kopenawa, e o secretário Mozarildo Yanomami, além da assessora para o Controle Social da Sesai, Bianca Moura.
Por Graziela Oliveira
Foto: Bruno Monteiro