Notícias
Saúde Indígena
Postos de saúde e sistemas de abastecimento de água serão inaugurados
Seis novos postos de saúde e 16 sistemas de abastecimento de água vão reforçar o atendimento a indígenas do Mato Grosso. A construção dessas estruturas tem sido objeto de supervisão permanente por parte das equipes do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Xavante, que seguem empenhadas para garantir a entrega das unidades e dos sistemas de abastecimento até meados de junho. O reforço estrutural também inclui a construção de um alojamento na aldeia Batovi, pertencente ao Polo Base de Paranatinga.
De acordo com a psicóloga do DSEI, Ana Cristina Ferreira, parte da estrutura já está concluída e começou a receber equipamentos na última semana. “Mais de 330 itens já foram entregues. São macas, armários, bebedouros, nebulizadores, focos de luz e bolsas térmicas, dentre outros equipamentos que oferecerão melhores condições de trabalho às equipes em área e, consequentemente, garantirão atendimento de mais qualidade às comunidades Xavante”, frisou.
Para acompanhar todo esse trabalho e a construção dos sistemas de abastecimento nos Polos Bases de Campinápolis e Água Boa, a Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena (EMSI) do Distrito Xavante visitou recentemente 22 aldeias - Santa Clara, Cachoeira, Espírito Santo, Deus é Amor, Palmeira, Muritu, Wed’pai’ro, Santa Catarina, Santos Dumont, Serra Verde, Bela Vista II, Goiânia, Boa Sul, Campinas, Serra Dourada, Passo Fundo, Indianápolis, Rio Kuluene, Aldeona, Pedra Branca, Sangradouro e Semente Viva.
“Uma nova remessa de material e equipamentos de saúde será destinada, em maio, às aldeias dos Polos Base de Paranatinga e Maraiwãtsédé”, acrescentou Ana Cristina.
Qualidade da água
A importância dos novos sistemas de abastecimento de água também foi destacada pela psicóloga. “Todos eles serão equipados com dosadores de cloro. Por isso, capacitaremos os agentes indígenas de saneamento para garantir o uso correto desses aparelhos. O Programa de Monitoramento de Qualidade da Água Indígena (PMQAI) será implantado em todas as aldeias com sistemas de abastecimento. Assim, será possível garantir água de qualidade às populações indígenas e diminuir o índice de doenças causadas pela falta de tratamento”, concluiu.