Notícias
Saúde Indígena
Mês de Vacinação dos Povos Indígenas começa neste sábado
O Ministério da Saúde dará início, neste sábado (25), ao Mês de Vacinação dos Povos Indígenas (MVPI). Até o dia 25 de maio, aproximadamente 120 mil indígenas aldeados de todos os 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) deverão ser imunizados.
Serão oferecidas 183.820 doses de vacinas contra várias doenças, a exemplo das hepatites A e B, rubéola, coqueluche, sarampo, caxumba, difteria, tétano, poliomielite, febre amarela, tuberculose, influenza, pneumonia e meningite, dentre outras. O Ministério da Saúde está investindo mais de R$ 3 milhões na logística, transporte e aquisição de insumos para a campanha deste ano. Um total de 2.867 profissionais estará envolvido nesta ação; mais da metade, cerca de 1.500 trabalhadores, são Agentes Indígenas de Saúde (AIS) e de Saneamento (AISAN).
“Vamos intensificar a imunização da população mais vulnerável, como crianças de até quatro anos, mulheres em idade fértil e idosos, que vivem em áreas de difícil acesso e onde há baixa cobertura vacinal. Cada distrito selecionará as áreas prioritárias de sua região”, explica Maria de Lourdes Ribeiro, enfermeira da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).
Ações integradas
O MVPI integra a Semana de Vacinação nas Américas, liderada pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) desde 2005, e adotada pelo Ministério da Saúde em conjunto com a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe.
No ano passado, 153.566 doses de vacinas foram aplicadas em 125.904 indígenas de 1.040 aldeias. Além da imunização, várias atividades paralelas foram realizadas durante a campanha, como avaliação nutricional, atendimento odontológico, testes rápidos de HIV, consultas de pré-natal e exames laboratoriais e clínicos, totalizando mais de 50 mil atendimentos.
Por Graziela Oliveira
Fotos: Luis Oliveira