Notícias
Saúde Indígena
DSEI Tocantins promove oficina para avaliar ações de profissionais
Qualificar a atuação dos responsáveis técnicos dos Polos Base, reforçar a importância das informações prestadas pelas Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI) e discutir melhorias para os processos organizacionais, operacionais e administrativos. Estes são os objetivos da ‘Oficina para Avaliação das Ações de Saúde e Qualificação’, realizada pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Tocantins. O encontro envolve 26 profissionais e prossegue até quinta-feira (30).
“A orientação a essas equipes é de fundamental importância para aprimorar o serviço que é prestado diariamente. Além disso, a oficina está promovendo também um amplo debate entre todas as áreas técnicas e com a participação do Controle Social, que não tem medido esforços para reforçar a qualidade da saúde ofertada aos indígenas nessa região”, afirma a coordenadora distrital Ivaneizília Noleto.
A enfermeira Samara Távora Milhomem, responsável técnica pelo Polo Base de Tocantinópolis, afirma que a atividade implicará positivamente na execução dos serviços. “Por meio dessa qualificação é possível sistematizar e avaliar as atividades realizadas junto às equipes. Além disso, podemos discutir e expor nossas experiências com os demais participantes que, às vezes, vivem realidades bem distintas, porém, com o objetivo comum de fortalecer as práticas de saúde indígena”, disse Samara.
Participam do evento o presidente, o vice e o secretário-executivo do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi), Cleyton Javaé, Gilberto dos Santos e Vilmar de Brito, respectivamente; os técnicos da Divisão de Atenção à Saúde Indígena (Diasi), os responsáveis técnicos dos Polos Base e o coordenador da Missão Evangélica Caiuá no Tocantins, Juraci Gonçalves Moreira.
Por Graziela Oliveira