Notícias
Saúde Indígena
DSEI Potiguara cria Grupo de Trabalho para discutir ações de vigilância epidemiológica de óbitos
Visando apoiar as ações de vigilância epidemiológica de óbitos, o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Potiguara criou um Grupo de Trabalho que teve a primeira reunião na última sexta-feira (20), na sede do distrito, em João Pessoa (PB).
“O grupo foi constituído no ano passado, porém, ainda não havia se reunido”, informa a enfermeira Vanessa Locatelli, que conduziu o primeiro encontro com a participação de profissionais do DSEI e dos Polos Base de Marcação, Rio Tinto e Baia da Traição. “A partir desta reunião, o grupo passará a ter encontros mensais”, esclarece.
Segundo Locatelli, “o objetivo do grupo é apoiar as ações da vigilância epidemiológica de óbitos maternos, infantis, fetais, de mulheres em idade fértil e aqueles com causa básica mal definida”. Ela explica que o GT tem ainda como uma das finalidades realizar análise, elaboração de relatórios e recomendações pertinentes. O Grupo de Trabalho (GT) de Vigilância Epidemiológica de Óbitos é coordenado pela chefe da Divisão de Atenção à Saúde Indígena (DIASI), Eliane D’Angelis, e conta com médicos e enfermeiros das Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI), representantes do Programa Saúde da Mulher, da Vigilância Epidemiológica e do Sistema de Informação de Mortalidade.
“Antes, o trabalho de investigação era realizado apenas pela Vigilância Epidemiológica em conjunto com os enfermeiros assistenciais da área”, ressalta Vanessa Locatelli, explicando que “essas investigações eram encaminhadas às Secretarias Municipais de Saúde, onde ficam as sedes dos Polos Base do distrito, para inserção no Módulo de Investigação do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde.
Por João Bosco de Araújo