Notícias
Saúde Indígena
DSEI Litoral Sul recebe visita de técnicos para implantação da Ouvidoria do SUS
Em Curitiba, o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Litoral Sul, recebeu, nos dias 30 e 31 de março, a visita dos técnicos do Ministério da Saúde, Marcos Pádua, da Secretaria Especial de Saúde Indígena; e Jacqueline Amorim, do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS (Doges/MS). Além de uma reunião a fim de avaliar as condições técnicas e operacionais para implantação do Sistema de Ouvidoria do SUS, os técnicos visitaram a Casa de Saúde Indígena (Casai) de Curitiba.
Na ocasião, além da coordenadora do distrito, Vilma Depetris, estiveram presentes nas discussões para implantação do sistema o chefe da Divisão de Atenção à Saúde (DIASI), André Martins, e o secretário executivo do Condisi, Everlam Silva.
Pádua e Amorim ainda viajaram pelo interior do estado para conhecer o funcionamento e as instalações necessárias à implantação da Ouvidoria junto aos 13 Polos Base de Saúde Indígena do DSEI.
Ouvidoria no SasiSUS
Em breve, povos indígenas de todo o Brasil poderão exercer o Controle Social para além de seus conselhos distritais e locais de saúde indígena. Visitas técnicas semelhantes estão previstas para um DSEI de cada região do país no intuito de estabelecer parâmetros para implantação do Sistema de Ouvidoria do SUS. Os distritos Minas Gerais e Espírito Santo, Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Manaus já aguardam os técnicos do MS ainda neste primeiro semestre.
Por Déborah Proença