Notícias
Saúde Indígena
Conselheiros de Saúde Indígena do DSEI Potiguara são capacitados
Mais de 40 conselheiros de Saúde Indígena do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Potiguara se reuniram esta semana para uma capacitação sobre o Controle Social. O encontro terminou nessa quinta-feira (09), em João Pessoa.
Na terça-feira (07), o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi) Potiguara (PB), Josafá Padilha, conduziu uma reunião para deliberar assuntos e informes preliminares à reunião ordinária do Condisi, a ser realizada em maio. Nos dias seguintes, os participantes se voltaram para a programação de conteúdos ministrados pela enfermeira Neuma da Costa Sales, secretária executiva da Comissão Intergestora Regional (CIR) da 1ª Região de Saúde Pública da Paraíba, e responsável pelo planejamento de saúde dos municípios paraibanos de Rio Tinto e Conde.
Outra instrutora, a psicóloga Ana Maria, é secretária executiva do Conselho Municipal de Saúde de João Pessoa (PB) e funcionária do Ministério da Saúde, Núcleo-PB, com especialização em Controle Social. Além da assessoria de Apoio ao Controle Social, da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), em Brasília, representada por Gisely Gleice Pasquini.
Os temas apresentados para a capacitação se relacionaram ao Controle Social, planejamento de saúde indígena, investimento em gestão, sistemas de informações e cadastros, competências dos órgãos colegiados da saúde indígena e uma abrangência sobre a política de saúde pública brasileira, com ênfase para a Política Nacional de Saúde Indígena.
Foram realizadas dinâmicas motivando os participantes e exibição de um filme sobre a saúde pública no país desde as primeiras décadas do século 20. Também foi distribuído material impresso sobre a saúde indígena, suas conquistas e informações para os conselheiros, elaborado pela Assessoria de Apoio ao Controle Social. “Foi uma experiência muito boa, conselheiros muitos atuantes e participativos”, disse a ministrante Neuma Sales, ressaltando a importância da capacitação para o fortalecimento do Controle Social.
Para o presidente do Condisi, Josafá Padilha, tudo isso é fundamental para fortalecer o Controle Social. “É uma aprendizagem, uma troca de experiências, que o povo potiguara está ganhando”, enfatizou.
Os Conselheiros de Saúde Indígena - representantes dos usuários, trabalhadores e governos -, formam as instâncias do colegiado do Controle Social: Conselho Local (CLSI), Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi) e Fórum de Presidentes de Conselho Distrital de Saúde Indígena (FPCondisi). Os Conselhos Locais de Saúde Indígena (CLSI), do DSEI Potiguara, estão nas instâncias dos Polos Base de Rio Tinto, Marcação e Baia da Traição.
A capacitação foi realizada em parceria do Conselho Distrital de Saúde Indígena Potiguara, Distrito Sanitário Especial Indígena Potiguara e Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Filgueira (IMIP).
Por João Bosco de Araújo