Notícias
Saúde Indígena
Condisi Xavante elege novos presidente e vice
O Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi) Xavante realizou, esta semana, a primeira reunião extraordinária para eleição dos novos presidente e vice-presidente. Três chapas concorreram ao pleito que elegeu, com 25 votos, Daniel Maratede’wa para a presidência e Ubirajara Tomhoiure Tsupto como vice. O encontro aconteceu no auditório do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Xavante, no município de Barra do Garças (MT), com a presença de 53 conselheiros.
“Com o novo presidente esperamos que mudanças ocorram no sentido de atender as demandas do DSEI Xavante. No entanto, temos que fazer os trabalhos em coletividade, valorizando a Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena (EMSI), utilizando a visão ‘axiológica’ e respeitando os profissionais de saúde”, frisou o professor e conselheiro, Oswaldo Buruwe.
O presidente eleito ressaltou que pretende prosseguir com o trabalho já realizado em prol da saúde indígena do povo Xavante, ampliando o atendimento aos pacientes e fortalecendo o trabalho conjunto do Condisi e DSEI.
O coordenador distrital, Claudio Rodrigues, destacou que a reunião foi bastante proveitosa. “Tivemos um amplo debate e a reunião foi concluída com êxito. Agora, com o Condisi regularizado, a gestão avançará muito mais em favor da melhoria da saúde das populações Xavantes”, concluiu. Outras duas chapas concorreram ao pleito, tendo como candidatos à presidência e vice-presidência, respectivamente, Edmundo Omore e Oswaldo Buruwe; Jeremio Nandawa e Anderson Sirui’a. A reunião também contou com a presença do Ministério Público Federal.