Notícias
Saúde Indígena
Condisi Guamá Tocantins realiza primeira reunião em 2015
O Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi) do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Guamá Tocantins realizou, entre os dias 31 e 1º, a primeira reunião ordinária do ano. O encontro aconteceu no auditório do Núcleo Regional do Ministério da Saúde, em Belém (PA), e contou com 50 participantes, entre conselheiros de saúde indígena, representantes dos Polos Base e Casas de Saúde Indígena (Casai) de Marabá, Tucuruí, Capitão Poço, Santa Luzia, Tomé Açú, Paragominas, Oriximiná, Santarém e Belém; representantes Secretaria de Saúde do Pará, Fundação Nacional do Índio (Funai) e trabalhadores do Dsei Guamá Tocantins.
A reunião iniciou emocionando a todos os presentes, com homenagem às profissionais da saúde indígena, Gleice Vana de Azevedo e Edinancir Ferreira, falecidas recentemente. O presidente do Condisi Guamá Tocantins, Antônio Sarmento (Piná Tembé), após a homenagem, ressaltou a importância do trabalho dessas profissionais e falou sobre a valorização do trabalho de todos profissionais que, com muito compromisso, exercem suas ações para saúde da população indígena.
Programação
Na programação do primeiro e segundo dias de reunião, foram debatidas pautas diversas, a exemplo da criação do Polo Base Parauapebas. Foram discutidas ainda a continuidade da Capacitação de Conselheiros Locais e Distritais de Saúde Indígena, e a participação dos conselheiros de saúde indígena nas Etapas da 15ª Conferência Nacional de Saúde (CNS), prevista para acontecer no mês de novembro.
De acordo com o Coordenador Distrital, Leone Rocha, a 1ª reunião ordinária de 2015 representa um novo momento para o Dsei Guatoc. “São perceptíveis os avanços e conquistas que têm ocorrido na saúde indígena do Dsei Guatoc, fato que influenciou positivamente para que a reunião tenha ocorrido de forma tranquila e bastante produtiva, mas sem prescindir da colaboração das críticas construtivas por parte dos conselheiros e conselheiras no sentido da melhoria do trabalho desenvolvido”, ressaltou.
Na reunião, foram aprovadas duas Moções de Repúdio: uma Moção contra qualquer forma de inviabilizar e/ou acabar com o Programa Mais Médicos; e outra contra a forma de aplicação e multa arbitrada pelo IBAMA contra o indígena Timoteo Wai Wai, multa atualmente em torno de 3 milhões de reais.
Como deliberação da reunião, foi aprovada por unanimidade a criação do Pólo Base de Parauapebas, que irá atender a população indígena Xikrin, com uma população de 1211 indígenas distribuídos em 03 aldeias: Kateté, Djudjekô e Oodjã.