Notícias
Secretaria inaugura novo Polo Base de Saúde na aldeia Crispim (AM)
Uma comunidade em festa numa data simbólica. No dia em que a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) completou quatro anos de criação, 20 de outubro, quem recebeu o presente foi a comunidade da aldeia Crispim, em Lábrea (AM). A aldeia de pouco mais de 250 habitantes, localizada às margens do Médio Rio Purus, preparou uma festa para comemorar a inauguração do novo Polo Base de Saúde. O secretário Especial de Saúde Indígena, Antônio Alves de Souza, esteve presente e foi conferir de perto a qualidade da obra, feita quase que inteiramente de madeira, e que contou com a ajuda da comunidade.
“Estamos muito felizes com o compromisso assumido pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Médio Rio Purus, de melhorar as condições de atendimento de nossa aldeia”, disse o cacique Zé Roberto Paumari.
A nova unidade foi elogiada pelo secretário Antônio Alves, que destacou o compromisso da Sesai de melhorar as estruturas de postos de saúde nas aldeias. “Conseguimos trazer os médicos, graças ao programa Mais Médicos, e estamos trabalhando para melhorar as estruturas dos nossos Polos Bases e Postos de Saúde para oferecer melhores condições de atendimento. Ainda temos muito a fazer, mas esta é uma prova do esforço de toda a equipe do DSEI Médio Rio Purus”, disse o secretário.
O coordenador do Serviço de Saneamento e Edificações do DSEI Médio Rio Purus, Francisco Vieira, também ressaltou as dificuldades logísticas para realizar obras nas aldeias da região e enfatizou a parceria entre a comunidade e o distrito para a construção da unidade, que foi concluída em 30 dias. “Levamos dois dias de viagem de balsa para trazer as madeiras e todo o material para construção do posto até a aldeia. Foram cerca de quatro toneladas de material. Temos uma equipe pequena e sem a ajuda da comunidade levaríamos uma eternidade apenas para levar esses materiais até a aldeia, já que são 30 minutos de caminhada da margem do rio”.
A nova unidade conta com um espaço reservado para o alojamento dos profissionais de saúde, que chegam a ficar até 30 dias em área. É equipada com consultórios médico e odontológico, sala de enfermagem e farmácia. É responsável pela cobertura de 11 aldeias da região, numa população total de cerca de 2.100 indígenas. “Acredito que a nova unidade vai melhorar muito os atendimentos na aldeia. Já temos conseguido resolver boa parte dos problemas aqui mesmo e uma estrutura melhor vai facilitar”, disse o médico intercambista cubano, Antônio Fernandes Mastrapa (34), que realizou sua primeira entrada na aldeia em novembro de 2013.
Durante a visita, acompanhado do diretor de Saneamento e Edificações da Sesai, Flávio Norberto, e do coordenador do DSEI Médio Rio Purus, Jeferson Caldas, o secretário Antônio Alves reservou também um momento para ouvir os representantes das 11 aldeias da região sobre ações prioritárias para os 17 povos atendidos pelo DSEI.
Por Felipe Nabuco
Foto: Luís Oliveira/Sesai-MS