Notícias
Sesai e Prefeitura de Tapauá firmam parceria para construção de nova Casai
O secretário Especial de Saúde Indígena, Antônio Alves de Souza, e o prefeito do município de Tapauá (AM), Armínio Albuquerque, estiveram reunidos na última terça-feira (21) para tratar do Termo de Doação de Posse de um terreno do município para que o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Médio Rio Purus construa uma nova Casa de Saúde Indígena (Casai) na região. O encontro aconteceu na Câmara Municipal de Tapauá e contou com a presença do diretor de Edificações e Saneamento da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), Flávio Norberto, do coordenador do DSEI MRPU, Jeferson Caldas, e do presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi-MRPU), João Pantoja Caripuna.
“Viemos a Lábrea para inaugurar um novo Polo Base de Saúde e estamos hoje aqui para agradecer a iniciativa do município. Vamos fazer uma visita à Casai e depois vamos conhecer de perto o terreno onde será a construída a nova unidade”, disse Antônio Alves. O secretário também sinalizou para a possibilidade de o Ministério da Saúde estudar formas de auxiliar o município a organizar e estruturar o Hospital Local de Tapauá. “O Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS) para se fortalecer precisa de um Sistema Único de Saúde (SUS) fortalecido. O que queremos é trabalhar em conjunto. Nós os ajudando e vocês nos ajudando”, frisou o secretário.
Nova Casai
O município de Tapauá, localizado ao sul do estado do Amazonas, contabiliza hoje uma população absoluta de 27.400 habitantes, dos quais 2.100 são indígenas das etnias Apurinã, Paumari, Mamori, Deni, Kokama e Banawá. Das 96 aldeias atendidas pelo DSEI Médio Rio Purus, 15 estão no município de Tauapá, o que evidencia a importância da construção de uma nova Casai na região.
“A nossa antiga Casai funciona em um prédio antigo e sua estrutura não é adequada para uma casa de apoio. Por isso, entramos em parceria com a prefeitura, que vai nos doar um terreno para que possamos construir uma nova unidade. Quando a nova Casai estiver pronta, como contrapartida, doaremos o prédio à prefeitura”, explica o coordenador do DSEI Médio Rio Purus, Jeferson Caldas.
O prefeito de Tapauá, Armínio Albuquerque, manifestou o desejo da prefeitura em transformar a antiga Casai numa casa de apoio para famílias indígenas que precisam se deslocar para a cidade para resolver qualquer tipo de pendência.
“Nós temos um fluxo muito grande de indígenas em nossa cidade, que precisam vir ao banco ou resolver alguma coisa que só encontra aqui. Quando o DSEI propôs a permuta, avaliamos que seria uma excelente oportunidade para criar esta casa de apoio, que será gerida com recursos do município”, disse o prefeito.
Ao final do encontro, a comitiva da Sesai visitou o terreno de 350 m² doado pela prefeitura, o hospital Ana Tereza Ponciano, inaugurado em setembro de 2010, e de lá seguiu para visitar as instalações da antiga Casai de Tauapá.
Por Felipe Nabuco
Foto: Luís Oliveira/Sesai-MS