Notícias
Profissionais do DSEI Potiguara são capacitados em Doenças de Transmissão Respiratória
Termina nesta quarta-feira (8) uma capacitação em Doenças de Transmissão Respiratória (DTR) com ênfase na influenza, sarampo e rubéola para as equipes que trabalham nos três Polos Base do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Potiguara. O objetivo é atualizar o conhecimento e a prática dos profissionais nas ações de diagnóstico, tratamento, prevenção e medidas de vigilância epidemiológica.
Trinta profissionais de nível superior, divididos em duas turmas, participam do curso que se iniciou na última quarta-feira (1º), no auditório da sede do DSEI, em João Pessoa (PB), com o apoio da Divisão de Atenção à Saúde Indígena (DIASI). Os conteúdos oferecidos buscam garantir a detecção precoce de casos suspeitos e graves, adoção precoce das medidas de prevenção e controle, tratamento oportuno, além de aprimorar o fluxo de informação.
“A quebra de cadeias epidemiológicas das Doenças de Transmissão Respiratória requer a identificação oportuna dos casos e a adoção de medidas adequadas e apropriadas de controle. Diante disso, se faz necessário que os profissionais que atuam na área de saúde indígena estejam sensibilizados e familiarizados com as características clínicas, etiológicas e medidas de prevenção e controle”, justifica Vanêssa Cristina Locatelli, uma das organizadoras do projeto.
As oficinas foram ministradas pelas enfermeiras Vanêssa Cristina Locatelli de Souza, Responsável Técnica da Vigilância Epidemiológica do DSEI Potiguara; e Karla Katariny Loureiro, da Área Técnica da Influenza da Secretaria Estadual de Saúde da Paraíba (SES-PB), e a professora aposentada Dionéia Garcia de Medeiros Guedes, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que já atuou como consultora na Secretaria de Vigilância Saúde (SVS) do Ministério da Saúde.
Por João Bosco de Araújo