Notícias
Saúde Indígena
DSEI Porto Velho inicia atividades do Outubro Rosa
Com o intuito de facilitar o acesso das mulheres indígenas e não indígenas ao diagnóstico precoce do câncer de mama, a Casa de Saúde Indígena (CASAI) de Porto Velho vai realizar, a partir da próxima segunda-feira (06), o Outubro Rosa. A ação, em parceria com o Hospital Barretinho, Faculdade Integrada Aparício Carvalho e Secretaria Municipal de Saúde do Estado, terá início a partir das 8h, na sede da CASAI.
Haverá uma palestra sobre câncer de mama e colo do útero, além do cadastramento e agendamento para exames de mamografia para mulheres entre 49 e 60 anos. É preciso levar cópia do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), CPF, RG e comprovante de endereço.
A programação segue na quarta-feira (08) com coleta de papanicolau. No dia 13, haverá palestras sobre alimentos que ajudam a combater o câncer e direitos do paciente com câncer. Uma dinâmica sobre o autoexame das mamas será realizada no dia 15. Nova coleta de papanicolau está programada para o dia 20. O encerramento do evento será no dia 31 com a Equipe Multidisciplinar da Saúde Indígena (EMSI).