Notícias
Sesai participa da I Mostra Nacional de Educação Permanente do MS
A Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) foi selecionada com 17 trabalhos para participar da I Mostra Nacional de Educação Permanente – Reconhecendo as Práticas dos Trabalhadores do Ministério da Saúde. O evento acontece em Brasília (DF) nos dias 11 e 12 de dezembro. Ao todo, 165 trabalhos serão apresentados. O objetivo da Mostra é reconhecer e dar visibilidade às ações de Educação Permanente (EP) que ocorrem em todo o país no Sistema Único de Saúde (SUS).
O trabalho da psicóloga Raqueli Braga, sobre o processo de organização e execução da capacitação dos conselheiros distritais de Saúde Indígena do DSEI Interior Sul, foi um dos escolhidos. “Criamos um grupo de trabalho que se preocupou em estabelecer metodologias ativas de participação dos indígenas, considerando a importância da construção conjunta de saberes e práticas. A participação desde o início do planejamento foi essencial para a construção de um momento de Educação Permanente através de discussões que tiveram como objetivo principal estimular o trabalho em grupo e dar espaço e voz para o conhecimento prévio de cada conselheiro”, explica a psicóloga.
Raqueli trabalha com saúde indígena há pouco mais de dois anos. “Em agosto de 2012, escolhi estagiar no Parque Indígena do Xingu, onde trabalhei no programa de prevenção ao alcoolismo e na oficina de alimentação saudável. Em maio deste ano fui contratada para dar apoio às equipes dos distritos, desenvolvendo ações e propondo estratégias de Educação Permanente. Me apaixonei e é a área que mais gosto”.
A expectativa de Raqueli para a Mostra é por boas trocas. “É a primeira vez que participo de um evento em que o tema principal seja a Educação Permanente. Pela importância e relevância para a saúde em geral e por ser tão urgente na Saúde Indígena, considero uma oportunidade ímpar de trocar informações e aprimorar o meu olhar para o trabalho”, concluiu a psicóloga.
Clique aqui para ver todos os trabalhos selecionados
Por Graziela Oliveira