Notícias
Sesai inicia oficina de planejamento para 2015
Coordenadores dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs), chefes da Divisão de Atenção à Saúde Indígena (SIASI) e do Serviço de Edificações e Saneamento Ambiental Indígena (SESANI), além dos presidentes dos Conselhos Distritais de Saúde Indígena (Condisi) e representantes da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), estão reunidos, em Brasília (DF), para participarem da oficina de planejamento 2015. O evento teve início nesta terça-feira (11) e segue até a próxima sexta-feira (14).
Durante a solenidade de abertura, a coordenadora Geral de Orçamento e Planejamento (CGPO) da Sesai, Rozângela Camapum, disse que o objetivo é fazer um amplo balanço do que foi feito na saúde indígena em 2014, além de programar as ações para o próximo ano. “É necessário que a gente planeje com base no que é possível fazer dentro de cada DSEI”. Ela também elogiou o trabalho realizado nos distritos. “Nos últimos três anos, avançamos muito, inclusive em questões que não esperávamos. Vocês fizeram o dever de casa e estão de parabéns”, concluiu.
O coordenador do Fórum de Presidentes dos Conselhos Distritais de Saúde Indígena (FPCondisi), Gabriel Tapeba, lembrou que todo recurso deve ser aplicado de forma correta visando a melhoria da qualidade da saúde. “Temos uma tarefa muito grande pela frente. Não basta ter muito recurso, é preciso ser coerente no uso para que tenhamos avanços na saúde indígena para o ano que vem”.
Para a coordenadora do DSEI Alagoas e Sergipe, Genilda Leão, houve avanços na política de saúde indígena, mas a luta continua. “Todos nós somos uma equipe e temos que trabalhar juntos, saber o que queremos e onde podemos melhorar para diminuir a burocracia e fazer uma saúde indígena cada vez melhor”.
O secretário Antônio Alves recebeu os participantes com boas notícias. “Estamos chegando ao fim do ano com algumas vitórias, como a inauguração do Polo Base Crispim, no DSEI Médio Rio Purus, que ficou pronto em 30 dias; e a realização do processo seletivo simplificado com regras diferenciadas de acordo com cada distrito levando em conta os atuais trabalhadores”.
Também participaram da mesa de abertura o diretor do Departamento de Gestão da Saúde Indígena, Rafael Bonassa Faria; a representante da Comissão dos Trabalhadores em Saúde Indígena, Carmem Pankaruru; o diretor do Departamento de Saneamento e Edificações de Saúde Indígena, Flávio Norberto; a assessora para o Controle Social da Sesai, Bianca Moura; a diretora do Departamento de Atenção à Saúde Indígena, Danielle Soares Cavalcanti; e a coordenadora da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas para Atuação em Contexto Intercultural (Codepaci), Gleisse de Castro Fonseca.
Painel
Após a abertura da oficina, o assessor técnico da CGPO, André Veiga, falou sobre o Relatório Anual de Gestão (RAG) 2014, que é um instrumento de responsabilização do uso de recursos públicos à sociedade. Segundo ele, é importante ter uma compreensão de todo o processo de construção do relatório.
“Por isso, capacitamos um representante em cada DSEI para ser o responsável por enviar as informações para o nível central da Sesai, que vai encaminhar para a CGPO consolidar e repassar ao Tribunal de Contas da União”, explicou André. O prazo para envio é 31 de março de 2015 e será feito um relatório único dos atos e gastos das unidades integrantes da estrutura hierárquica da Sesai.
A oficina de planejamento vai até sexta-feira (14). Ao final do evento, os representantes dos distritos vão receber um CD com apresentação, manual e quadro complementar para construção do Relatório Anual de Gestão.
Por Graziela Oliveira
Fotos: Luís Oliveira/Sesai-MS