Notícias
DSEI Vilhena lança movimento Rosa Indígena
O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Vilhena, através da Divisão de Atenção à Saúde Indígena (DIASI), e em parceria com os Polo Bases de Saúde e Casa de Saúde Indígena (CASAI), lançou, nesse mês de outubro, o movimento Rosa Indígena, que tem como objetivo a prevenção e tratamento contra o câncer de mama e colo do útero, e mobilização e conscientização contra o câncer de mama em áreas indígenas.
Para a coordenadora distrital, Alda da Silva Uchôa, a campanha é de extrema importância para garantir a saúde da mulher indígena. “O movimento do Outubro Rosa serve para, além de conscientizar a mulher indígena sobre os cuidados com sua saúde, alertar a comunidade como um todo para a importância do tratamento e prevenção dessa doença, que tem afligido a população em geral”, comenta a coordenadora.
A coleta de exame preventivo de colo uterino (em mulheres com idade entre 25 e 60 anos), além de exame clínico das mamas foram realizados durante o mês outubro em todas as Casas de Saúde Indígena no âmbito do DSEI. Também foram feitas ações pontuais pelas Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI) em área indígena, onde realizaram a captação precoce dessas mulheres para realização de exames e conscientização da importância da prevenção e tratamento.
Para a Responsável Técnica do programa de Saúde da Mulher, Lucimeire Rigonatto Mello, o principal alvo da campanha é a prevenção. “Precisamos fazer com que a população deixe de encarar o câncer de mama e de colo do útero como algo impossível de ser curado. Sabemos que, quando há tratamento e acompanhamento adequados, encontramos a cura em 90% dos casos".