Notícias
DSEI Potiguara promove capacitação em vigilância alimentar e nutricional
Para aprimorar o conhecimento e atuação dos médicos, enfermeiros, assistentes sociais e técnicos em relação às normas de vigilância alimentar e nutricional da população indígena, o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Potiguara promoveu uma capacitação por três dias, encerrada nessa quarta-feira (12), na sede do distrito, em João Pessoa (PB).
O treinamento reuniu 25 participantes, de níveis superior e técnico, que também estão incluídos nas atividades de ações de vigilância alimentar e nutricional voltadas às atuações das áreas indígenas da Secretaria Especial da Saúde Indígena (Sesai) na Paraíba.
“A capacitação tem essa necessidade, de qualificar profissionais das Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI) para desenvolverem ações em vigilância alimentar e nutricional na atenção primária, com foco na promoção da saúde indígena”, explica a nutricionista Fabiana Almeida Vieira Freire, uma das responsáveis pela elaboração do projeto de promoção do curso.
Os participantes atuam nas áreas abrangentes dos três Polos Base do DSEI Potiguara, nos municípios de Rio Tinto, Marcação e Baia da Traição. Durante a capacitação foi trabalhada, entre os conteúdos apresentados, uma reflexão a respeito do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), sua situação atual e perspectivas.
O curso Vigilância Alimentar e Nutricional foi apresentado pelos nutricionistas Denis Rafael Correia Santos e Fabiana Almeida Vieira Freire, do DSEI Potiguara, além das instrutoras colaboradoras, a nutricionista Janaina Lima, apoiadora da Saúde da Criança, e a enfermeira Erika, do Banco de Leite, ambas da Secretaria de Saúde do Estado (SES) da Paraíba.
A capacitação foi uma iniciativa em conjunto do DSEI Potiguara e da Secretaria Especial da Saúde Indígena (Sesai) com apoio do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Filgueira (IMIP).
Por João Bosco de Araújo