Notícias
Saúde Indígena realiza maior compra de veículos para Rio Grande do Sul
Cerca de 150 pessoas acompanharam na terça-feira (10), em Ronda Alta (RS), a entrega de 20 veículos adquiridos pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Interior Sul para atender os mais de 22 mil índios do estado. Ao todo, o ivestimento foi de R$ 1.224.000,00.
Lideranças indígenas, políticos, técnicos do DSEI e profissionais do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS) participaram da cerimônia de entrega. O chefe do Escritório Local do Rio Grande do Sul, Gilson Urnau, destacou que a entrega dos veículos representa um momento histórico para a região. "É a maior compra de veículos realizada para o estado desde a criação do subsistema, em 1999", argumentou o gestor.
Gilson destacou também que o DSEI Interior Sul é o único que investiu na compra de veículos, diferente do modelo de locação adotado em outras regiões. "Independentemente do que ocorra no futuro estes veículos são de vocês indígenas e é importante ter esse patrimônio garantido. Desde a criação da Sesai, lutamos por isso e, agora, estamos conseguindo atingir os nossos objetivos", completou.
O cacique Antônio Mig disse que a entrega dos veículos representa uma luta de décadas da comunidade indígena. "No passado, tínhamos pacientes que tinham que ir a pé até a cidade para serem atendidos, às vezes, caminhando mais de dez quilômetros. Hoje temos uma frota inteira nova na região, o que nos deixa com orgulho".
Para o coordenador do DSEI Interior Sul, Kaio Koerich, a compra de veículos é uma vitória de todos e representa o esforço de um trabalho iniciado ano passado. "Ainda há muito para se fazer, mas os resultados já aparecem em ocasiões como a de hoje. Podemos dizer que todas as demandas importantes que temos na região estão sendo tocadas pelo distrito, algo que não ocorria no passado. Alguns processos demoram, mas não vamos esquecer de nenhuma prioridade", argumentou o gestor.
O presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi) Interior Sul, Ilírio Roque Portela, agradeceu a luta de companheiros do movimento indígena que já faleceram e dedicou a eles a conquista dos novos veículos. Ilírio destacou também que todos os índios do estado devem cuidar dos novos veículos. "É para usarmos na saúde e com cuidado, sem correr ou dirigir de forma perigosa. Eu fiscalizo e peço a todos que façam o mesmo. Temos que garantir que estes veículos durem bastante tempo".
Sobre o carro
A empresa vencedora da licitação foi a Renault e o veículo ofertado, o Duster modelo 4x4 integral, com equipamentos como GPS, ar condicionado, direção hidráulica, entre outras comodidades. Cada veículo custou R$ 61.200,00. As viaturas já foram entregues com toda a documentação em dia, emplacadas e com o cartão de abastecimento, prontas para atender as aldeias da região.
Por Francisco Assul