Notícias
DSEI Araguaia realiza Ação Indígena Karajá
O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Araguaia realizou, de 2 a 5 de junho, a Ação Indígena Karajá, nas aldeias da etnia Karajá, na Ilha do Bananal, em Tocantins. O evento foi organizado em parceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a Secretaria do Estado da Educação e teve como principal objetivo discutir a promoção da saúde e a prevenção dos casos de suicídio e do uso de álcool e outras drogas.
Durante a ação foram realizadas atividades voltadas à saúde mental, prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e saúde bucal. A programação contou também com ações de valorização cultural como as oficinas de artesanato para a produção das Ritxoko - bonecas Karajá -, que recentemente foram tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como patrimônio imaterial brasileiro. O evento contou ainda com diversas atividades esportivas, a exemplo do campeonato de futebol e do arco e flecha e Ijesú, luta tradicional Karajá.
O Departamento de Atenção à Saúde Indígena (DASI) e a Coordenação-Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas contribuíram junto ao DSEI Araguaia para a realização de oficinas de produção audiovisual, que teve como objetivo oferecer aos jovens ferramentas de expressão e discussão sobre as questões da vida atual da juventude nas aldeias.
Por Fernanda Miranda