Notícias
Saúde Indígena
Grupo Técnico de Vigilância do Óbito do DSEI Vilhena realiza primeira reunião
O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Vilhena realizou, na última sexta-feira (06), em Cacoal (RO), a I reunião do Grupo Técnico de Vigilância do Óbito (GTVO) do distrito. A vigilância de óbitos materno-infantis e fetais e com causa mal esclarecida está sendo implementada em todo o Brasil. A reunião teve como objetivo integrar o ciclo de atividades e ações relacionadas à saúde da mulher e da criança e a vigilância do óbito para redução nas taxas de mortalidade.
A coordenadora do DSEI Vilhena, Alda da Silva Uchôa, considera importante a implantação e atuação do grupo, pois nele definem-se as medidas que podem resultar na melhoria do registro e, consequentemente, no fortalecimento do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), assim como medidas necessárias à promoção da redução de novos óbitos maternos, de mulheres em idade fértil, infantis e fetais, fortalecendo e qualificando a saúde indígena.
A médica Eloisa Tavares, do Polo Base de Cacoal, destacou a importância da formação do GT para esclarecer e melhorar a qualidade das investigações dos óbitos e diminuição do índice da mortalidade materno-infantil.
Participaram 20 profissionais, entre enfermeiros, nutricionista, farmacêutico, odontólogo, médicos e apoiadora da saúde indígena dos Polos Base de Cacoal, Vilhena e técnicos do DSEI.