Notícias
Saúde Indígena
DSEI Parintins realiza I Mostra de Saúde Indígena
O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Parintins realizou, em maio, a I Mostra de Saúde Indígena, que teve como objetivo divulgar as ações de saúde promovidas pelo distrito, que atende os povos indígenas das etnias Sateré Mawe e Hixkaryana. O evento foi realizado em parceria com a I Semana de Enfermagem, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A solenidade de abertura contou com a presença da coordenadora do DSEI Parintins, Paula Cristina Rodrigues Pinto; da chefa da Divisão de Atenção à Saúde Indígena (DIASI), Terezinha de Souza Pereira; do coordenador operacional da Missão Evangélica Caiuá, Átila de Oliveira; do presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi), Manoel da Silva; e da coordenadora do curso de Enfermagem da UEA, Fernanda Castro.
Durante a Mostra, foi realizada uma roda de conversa com o tema “Saberes e Práticas de Saúde da Cultura Indígena” e contou com a participação de pajés, raizeiros e parteiras tradicionais, além de profissionais e estudantes da área de saúde. A ação destacou a importância da troca de saberes entre as Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI), as esferas federais, estaduais e municipais, valorizando, assim, a medicina tradicional e o repasse de conhecimentos do pajé às EMSI.
O perfil dos 12 Polos Base e das três Casas de Saúde Indígena (CASAIs) do DSEI Parintins foi apresentado por meio de maquetes e banner, demostrando o histórico, o acesso, o fluxograma, o quantitativo populacional, o perfil epidemiológico da região e as ações desenvolvidas pelos trabalhadores de saúde. A Mostra contou ainda com a participação de médicos do Programa "Mais Médicos", que realizaram mais de 80 atendimentos, além de exames e testes rápidos de HIV/HV/SÍFILIS e Glicemia Capilar. O evento promoveu também palestras educativas, exposição de artesanatos, venda de comida típica e apresentação de música Sateré Mawe.
Outro momento importante do evento foi a mesa de debate sobre Integralização Cultural Indígena de Saúde e Educação. De acordo com a coordenadora do DSEI Parintins, Paula Rodrigues, o evento foi um sucesso. “Conseguimos obter nosso objetivo, que foi o de demonstrar para todas as instituições e a sociedade em geral, o trabalho desenvolvido pelos quatro municípios de abrangência do DSEI Parintins. Além disso, explicamos o que é a Sesai, suas competências e atribuições”, avaliou.
Por Fernanda Miranda