Notícias
Saúde Indígena
Comunidades indígenas do DSEI Potiguara serão beneficiadas com banheiros domiciliares
Comunidades indígenas do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Potiguara serão beneficiadas com a construção de Módulos Sanitários Domiciliares (MSD) em aldeias dos três Polos Base, localizadas nos municípios paraibanos de Rio Tinto, Baia da Traição e Marcação.
Inicialmente, estão sendo construídos 29 Módulos Sanitários Domiciliares nas aldeias Cumaru, Silva (da Estrada) e Tracoeira, em Baia da Traição. No total, o projeto contabiliza 165 unidades de MSD, composto de banheiro com pia, chuveiro e vaso sanitário, além de lavanderia na área externa. De acordo com o projeto atual, serão construídos 52 banheiros em comunidades de Rio Tinto, outras 35 unidades em Baia da Traição e 78 módulos em aldeias de Marcação.
Ainda segundo o projeto, a conclusão das obras obedecerá o cronograma físico-financeiro previsto no termo do contrato em vigor, cujo valor total do investimento é de 785.928,81 reais.
O acompanhamento da obra é realizado pelo Serviço de Edificações e Saneamento Ambiental Indígena (SESANI), do DSEI Potiguara, através do engenheiro civil do Instituto Materno Infantil de Pernambuco (IMIP), Gratuliano José Almeida Filho, e do assistente administrativo José Antonio Gomes da Fonseca.
O coordenador do DSEI Potiguara, Adriano Simões Andrade, visitou a aldeia com banheiros em construção e outras comunidades da região. Ele estava acompanhado do coordenador-geral do Departamento de Atenção à Saúde Indígena (DASI) da Sesai, em Brasília, Daniel Ignachiti Lacerda; que analisou de perto outras prioridades a serem projetadas e implementadas na saúde indígena local.
Por João Bosco de Araújo