Notícias
Secretário da Sesai apresenta relatório da 5ª CNSI no Conselho Nacional de Saúde
O secretário Especial de Saúde Indígena, Antônio Alves de Souza, participou na última quarta-feira (16) da 259ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS), no edifício anexo do Ministério da Saúde. O objetivo foi apresentar o relatório da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (5ª CNSI), realizada em dezembro do ano passado.
Foram distribuídos 100 CD’s com o relatório para os conselheiros e presidentes dos Conselhos Distritais de Saúde Indígena (Condisi), que estavam na plenária. Nas 306 etapas locais, foram definidas 21.420 propostas e 2142 diretrizes. Nas 34 distritais, 1190 propostas e 238 diretrizes, que culminaram em 453 propostas e oito diretrizes na etapa nacional. Além disso, 20 Grupos de Trabalho (GTs) - formados por usuários, gestores e trabalhadores da saúde -, atuaram simultaneamente na avaliação das propostas.
Segundo Alves, agora, a ideia é criar um Grupo de Trabalho para acompanhar e monitorar a implementação das resoluções aprovadas na conferência e organizar um seminário. “Estamos planejando para que o Amazonas seja o primeiro a receber esse seminário, por envolver sete Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). Vamos ter como modelo e depois aplicar nos demais estados”, disse.
O secretário também falou sobre o desafio em organizar a conferência, apenas três anos após a criação da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai). “Sabíamos que muitas questões não estariam resolvidas até a 5ª CNSI, mas já tínhamos conquistado a construção de um órgão específico dentro do Ministério da Saúde e a autonomia dos 34 DSEIs”.
Das 453 propostas, 424 foram aprovadas na íntegra, um ganho na opinião do secretário. “A condução da conferência foi majoritariamente indígena com o respeito pelo que foi decidido nas aldeias, onde tudo acontece”, finalizou Alves.
Por Graziela Oliveira
Foto: Luís Oliveira/Sesai-MS