Notícias
Saúde Indígena
DSEI Vilhena conclui ciclo de capacitações para profissionais de saúde
O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Vilhena concluiu, na última sexta-feira (11), um ciclo de capacitações para todos os profissionais de saúde de área de abrangência do distrito, nos quatro Polos Base, sendo a primeira em Juína e Aripuana-MT (26 a 29/05), Vilhena-RO (24 a 27/06) e a última em Cacoal-RO (07 a 11/07).
A capacitação em Tuberculose, Hanseníase, Geo-helmintíase, Esquistossomose, Treinamento do Método Kato Katz (diagnóstico quantitativo) e doenças respiratórias atingiu 119 profissionais. O objetivo foi ampliar o número de trabalhadores capacitados das Equipes Multidisplinares de Saúde Indígena (EMSI), da Casa de Saúde Indígena (Casai) e dos dos Polos Base de Juína, Aripuanã (MT), Vilhena e Cacoal (RO), possibilitando continuidade aos serviços prestados à população indígena.
O método adotado pelo DSEI Vilhena para a capacitação em Tuberculose é de manejo clínico com estudo de casos por meio de perguntas e respostas tornando a capacitação dinâmica e de fácil compreensão com base no Manual de Recomendação para o controle da Tuberculose no Brasil, do Ministério da Saúde/2011.
Em Cacoal foram capacitados 50 profissionais de saúde indígena entre médicos, enfermeiros, psicólogo, nutricionistas, técnicos em enfermagem, através das Responsáveis Técnicas do programa de Tuberculose e Doenças em Eliminação e Doenças Respiratória do DSEI Vilhena. A capacitação ocorreu no Quartel da Polícia Militar.