Notícias
Secretário e lideranças indígenas do Sul da Bahia debatem melhorias para o Polo Base de Pau Brasil
O secretário Especial de Saúde Indígena, Antônio Alves de Souza, esteve reunido na manhã de quinta-feira (7) com lideranças indígenas do Sul da Bahia, da etnia Pataxó Hã Hã Hãe, para tratar de melhorias estruturais para o Polo Base de Saúde de Pau Brasil (BA). A reunião aconteceu na sede da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), em Brasília (DF), e contou com a participação do coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Bahia, Jerry Matalawê, e do presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi-BA), Reginaldo Neves Gomes (Tuxá). O Polo Base é responsável pela assistência de 37 mil indígenas.
Entre as principais pautas debatidas durante a reunião, a construção de uma nova sede para o Polo Base de Pau Brasil foi tratada como prioritária. “A Prefeitura doou o terreno para construção de um novo Polo Base e viemos aqui pedir que a Sesai ajude o DSEI a construir logo a unidade, que hoje está funcionando em prédio provisório, cedido pela própria Prefeituta”, disse a presidente do Conselho Local de Saúde, Ilsa Rodrigues.
De acordo com o secretário Antônio Alves, como a construção do Polo Base já está prevista no Plano Distrital do DSEI Bahia, documento elaborado pelo próprio distrito em conjunto com as comunidades locais, a obra está garantida. “Porém, precisamos apenas saber qual é a previsão de construção que está lá no Plano, pois se está lá, será implementado”, disse Antônio Alves.
Outra demanda importante tratada durante a audiência diz respeito à necessidade de contratação de motoristas para trabalhar no Polo Base. “Lá tem o carro, mas só há um motorista. Então, quando acaba o expediente dele, ficamos sem a cobertura, ou então o motorista vai ter que trabalhar mais do que as oito horas previstas para dar continuidade ao atendimento”, disse a presidenta do Conselho de Saúde Local.
O diretor de Gestão da Sesai, Fernando Rocha, explicou que é possível fazer um redimensionamento do contrato de locação de veículos do DSEI, bem como cobrar da empresa contratada para que sejam garantidos os serviços de transporte de urgência e emergência em período integral. “Vamos enviar um técnico ao DSEI para ajudá-los na avaliação e condução deste redimensionamento”, disse Fernando.
O coordenador do DSEI, Jerry Matalawê, enfatizou que o distrito tem priorizado a elaboração de projetos de edificação para reestruturar a rede de estabelecimentos e que a prioridade, agora, é a construção da Casa de Saúde Indígena (Casai) de Salvador. “Temos 28 projetos técnicos elaborados e a partir de março do próximo ano vamos dar início a essas reformas e, certamente, no Polo Base de Pau Brasil será uma das unidades contempladas”, garantiu.
Por Felipe Nabuco
Fotos: Luís Oliveira – Sesai/MS
Clique aqui para ver mais fotos