Notícias
DSEI Mato Grosso do Sul conclui obras de saneamento em aldeias da região
As aldeias Arroio Corá, no município de Paranhos; Cerrito, em Eldorado; e Morrinho, na cidade de Miranda; sob jurisdição do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Mato Grosso do Sul, receberam novas estruturas de saneamento com a conclusão das obras de implantação e ampliação.
“Em Arroio Corá, a 468 quilômetros da capital sul mato-grossense, a obra foi concluída com a implantação de um sistema completo de abastecimento de água e dispõe de captação subterrânea através de poço tubular profundo, construção de casa de química e de comando, sistema de reservação, 13,2 quilômetros de rede de distribuição de água e 75 ligações domiciliares beneficiando 620 moradores indígenas”, descreveu o coordenador.
De acordo o DSEI, na aldeia Cerrito, além da ampliação do Sistema de Abastecimento de Água (SAA), a comunidade foi beneficiada com a construção de uma casa de química e quadro de comado, melhorias no sistema de reservação e a perfuração de um poço tubular profundo com vazão de 15 mil litros/hora, atendendo cerca de 500 moradores da região. Na aldeia Morrinho, foram realizadas obras de ampliação do Sistema de Abastecimento de Água.
“Um dos objetivos da Sesai é a melhoria da qualidade de vida da população indígena atendida, garantindo a estrutura de saneamento ambiental referente à qualidade de água para consumo humano e maiores resultados no controle de doenças de veiculação hídrica”, afirmou Carmelo. Ele disse, ainda, que o andamento e a conclusão das obras são acompanhados pelos engenheiros do distrito.
As obras foram realizadas por meio de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II) e da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).