Notícias
Saúde Indígena
Secretário prestigia encerramento do Seminário de Mulheres Indígenas e Segurança Alimentar e Nutricional
O secretário Especial de Saúde Indígena, Antônio Alves de Souza, prestigiou, na tarde dessa quarta-feira (13), o encerramento do “1º Seminário de Mulheres Indígenas e Segurança Alimentar e Nutricional”, encontro que reuniu, nos últimos dois dias, 60 mulheres indígenas de diversas etnias das cinco regiões do país. A solenidade de encerramento aconteceu no Palácio do Planalto, em Brasília (DF).
O evento foi promovido pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), em parceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai), Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e a ONG Oxfam Internacional.
Além de abordar a segurança alimentar e nutricional das mulheres indígenas, o evento também promoveu a troca de experiências, práticas e saberes entre as diferentes culturas alimentares indígenas. O papel das mulheres indígenas neste processo, bem como a necessidade de diálogo permanente entre os órgãos do governo federal que tratam do assunto, foram temas destacados durante as palestras e rodas de conversa.
O secretário Antônio Alves participou do evento representando o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha. De acordo com ele, o tema da segurança alimentar e nutricional de comunidades indígenas já vem sendo amplamente debatido em diversas esferas de atuação da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), enfatizando ser a alimentação um dos condicionantes sociais que estão intimamente relacionados à saúde. Ele lembra que o próprio assunto compõe um dos eixos temáticos da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (5ª CNSI), que será realizada entre os dias 2 e 6 de dezembro deste ano.