Notícias
Profissionais do DSEI Araguaia participam de capacitação em saúde mental
A Superintendência de Políticas de Atenção Integral à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SAPAIS/SES-GO), por meio da Gerência de Saúde Mental (GSM) e Gerência de Programas Especiais (GPE), realizou uma capacitação em Saúde Mental em Contexto Indígena para trabalhadores do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Araguaia e do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS) de São Félix do Araguaia, em parceria com a Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde (CGMAD/DAET/SAS/MS).
A primeira etapa, que aconteceu nos dias 7 e 8 de agosto, teve como objetivo capacitar 40 trabalhadores que atuam na saúde indígena do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS) e a Rede de Atenção Psicossocial para desenvolver ações de cuidado em saúde mental e de promoção da saúde mental e do bem viver junto aos povos indígenas da região do DSEI Araguaia, que inclui municípios dos estados de Goiás, Mato Grosso e Tocantins.
"Trata-se de uma intervenção de Educação Permanente (EP) que possibilita ampliar a reflexão dos profissionais de saúde sobre a integralidade do cuidado em saúde mental através da criação de espaços de diálogo intercultural e construção coletiva de conhecimento e de ações transformadoras das práticas de atenção psicossocial à população indígena na rede SUS", explica a técnica em enfermagem do DSEI Araguaia, Rosiane dos Santos.
Participaram, da GSM – SPAIS/SES, a psicóloga, Milena Nunes de Almeida; a assistente social, Shirlaine Valeriano Alves Barbosa; a enfermeira, Nathália dos Santos Silva; a psicóloga da GPE – SPAIS/SES, Rôzy-Mayry Oliveira S. Duarte; e o antropólogo da CGMAD/DAET/SAS/MS, Pedro Macdowell. A ação ocorreu na cidade de São Félix do Araguaia (MT).