Notícias
Equipes de odontologia fazem atendimentos na comunidade indígena Negarotê
As duas equipes de odontologia do Polo Base Vilhena realizaram, na última semana, uma ação na comunidade indígena Negarotê, para reforçar a qualidade e melhorar a saúde bucal dosmoradores, através de palestras, atendimentos e tratamentos odontológicos. A atividade foi executada de 19 a 22 de agosto em parceria com professores, Agentes Indígenas de Saúde (AIS) e demais lideranças. Além de promover a integração da comunidade com os profissionais envolvidos, a ação teve como objetivo melhorar e estabilizar os Índices de Dentes Careados Perdidos e Obturados (CPO-D), considerado elevado nesta comunidade.
Foram atendidos 52 indígenas, destes, 34 da comunidade Negarotê, concluindo 29 tratamentos, ou seja, 85% dos atendimentos na população desta aldeia. Dez crianças de 0 a 7 anos foram atendidas, com os 10 atendimentos concluídos, gerando 100%; seis crianças de 7 a 14 anos foram atendidas e quatro tratamentos concluídos, o que equivale a 67% de tratamento concluído nesta faixa etária.
Os cirurgiões-dentistas Jamil Abugattas e Thiago Luciano Possebon, juntamente com os técnicos, Raniere e Marli, respectivamente, participaram integralmente das atividades. Foram realizadas roda de escovação supervisionada, entrega e distribuição de creme e escova dental, restaurações em amálgama e em resina, Tratamento Restaurador Atraumático (ART) em crianças, utilização do evidenciador de placa bacteriana, palestras sobre educação em saúde oral, distribuição de brindes e brinquedos.