Notícias
DSEI Potiguara capacita profissionais para uso de GPS nas ações de saúde indígena
Dez profissionais do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Potiguara estão participando de uma capacitação para a utilização de receptores do sistema de navegação GPS e instalação no Sistema de Cadastro e Georreferenciamento Sanitário e Ambiental em Terras Indígenas (GEOSI). O curso, que começou na última segunda-feira (18), termina nesta sexta (22), no auditório da sede do DSEI, em João Pessoa (PB).
A capacitação tem como objetivo proporcionar aos técnicos que trabalham no Serviço de Edificações e Saneamento Ambiental Indígena (SESANI) reflexões teóricas e práticas acerca do levantamento da dimensão territorial, georreferecionando os imóveis, aldeias e elementos do sistema GEOSI e obras de edificações. “O levantamento trará maior significado às ações de saneamento e edificações da saúde indígena", disse o chefe da SESANI, Heitor Regis Rodrigues, ressaltando que a instrumentação identifica, especialmente, as relações do trabalho e ações delegadas pela Secretaria Especial da Saúde Indígena (Sesai).
A capacitação é realizada em parceria com o Departamento de Saúde Indígena (DGESI), Coordenação Geral de Monitoramento e Avaliação da Saúde Indígena (CGMASI) e Departamento de Saneamento e Edificações da Saúde Indígena (DSESI), Coordenação Geral de Edificações e Saneamento da Saúde Indígena (CGESA). Participam quatro instrutores: os geógrafos Renato Apolinário e Kate Sousa; o analista de sistemas Ricardo Fernandes e o técnico Silvio Braga.
Nessa quinta-feira (21), a capacitação foi realizada em campo, para o aprimoramento do conhecimento prático na área das aldeias.
Por João Bosco de Araújo