Notícias
Saúde Indígena
Sesai promove oficina de apoio aos Distritos Sanitários Especiais Indígenas
Termina nesta sexta-feira (15), no hotel San Marco, em Brasília (DF), a V Oficina do Projeto de Apoio aos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). O encontro, organizado pelo Departamento de Atenção à Saúde Indígena da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Dasi/Sesai), reúne 27 apoiadores que atuam nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas.
Os apoiadores são profissionais de nível superior com especialização na área de Saúde Pública e experiência na área de assistência à saúde e/ou gestão dos serviços de saúde. Compete a eles: conhecer a legislação e os referenciais teóricos referentes ao campo da saúde coletiva e da saúde indígena; ter capacidade de articulação e mediação junto aos colegiados de gestão do SUS; contribuir para relações mais democráticas e horizontais; e ter aptidão pedagógica para formação e educação permanentes.
Esses profissionais fazem parte do Projeto de Apoio aos DSEIs, que compõe o Plano Estratégico de Reestruturação do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS). O plano tem como objetivo reduzir e prevenir a mortalidade materna e infantil e está inserido na Política Nacional de Humanização (PNH) do Ministério da Saúde. O objetivo da oficina, que teve início na segunda-feira (11), é fortalecer a implantação do Projeto de Apoio aos DSEIs.
“Durante a oficina, vamos dar continuidade a formação dos apoiadores, promover o alinhamento das ações, compartilhar experiências e construir uma agenda em conjunto”, explicou Martha Lauande da Costa, analista técnico de políticas sociais e coordenadora do projeto.
Dos 34 DSEIs, apenas sete – Alto Rio Purus, Alto Rio Negro, Amapá e Norte do Pará, Kaiapó do Mato Grosso, Vale do Javari e Xingu - ainda não contam com o trabalho dos apoiadores. Até o final do ano, está prevista a realização de mais uma oficina do Projeto de Apoio aos DSEI.
Por Verônica Figueiredo