Notícias
Saúde Indígena
Profissionais do DSEI AL/SE são capacitados sobre tratamento de feridas
Enfermeiros e técnicos de enfermagem participaram de uma capacitação em Técnicas de Curativos e Tratamentos de Feridas, promovida pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Alagoas/Sergipe. A ação contou com 50 profissionais, divididos em duas turmas, e ocorreu entre os dias 14 a 16 e 21 a 23 de agosto, no auditório da sede do DSEI. A atividade prática foi realizada na aldeia Wassu Cocal.
“A necessidade de capacitar as equipes de enfermagem que atuam nos Polos Base surgiu a partir do perfil epidemiológico do DSEI Alagoas/Sergipe que aponta uma prevalência de lesões da pele, entre elas, úlceras de pressão e vascular", explica a coordenadora distrital, Genilda Leão.
De acordo com Genilda, antigamente, cuidar de feridas era algo tão simples que dificilmente era prioridade no tratamento do paciente. "Qualquer pessoa podia fazer o curativo e utilizar o que tinha disponível. Não se dava a devida importância à técnica e a outros fatores associados. Hoje, vários fatores interferem no processo de cicatrização e o mercado dispõe de uma variedade de produtos que podem ser utilizados com sucesso, tanto na prevenção quanto no tratamento de feridas”, ressalta a coordenadora.